top of page

     O 4º. Encontro Paulista de Engenharia de Produção promovido pela Associação Paulista de Engenharia de Produção (SPepro) tem como objetivo debater os assuntos recentes e relevantes sobre o tema “Startups, Inovação e Engenharia de Produção”.

      O conceito de startup evoluiu recentemente, e, atualmente, especialistas, investidores e empresários adotam a ideia de que startup são organizações em estágio inicial focadas em um modelo de negócios escalável (ANTONENKO et al., 2014). Essas enfrentam um ambiente de extrema incerteza, pois procuram empreender em negócios onde pouco se sabe sobre variáveis-chave. Como fonte de inovação, uma startup usa tecnologias emergentes para inventar produtos e reinventar modelos de negócios, tendo sido projetada para criar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza (SCHERER et al. 2018).

      Essa definição não diz nada sobre o tamanho da empresa, assim como destaca-se que a inovação está implícita como um componente-chave. A inovação é crucial para o desenvolvimento sustentável e é uma fonte de vantagem competitiva para as organizações no atual contexto de globalização e concorrência de mercado (OLIVA et al., 2019). Não se trata de criar algo revolucionário, mesmo que isso possa acontecer, mas busca trazer uma nova fonte de valor para os clientes, seja fornecendo uma solução em um mercado anteriormente negligenciado ou fazendo uso da tecnologia existente. Além disso, destaca-se o fato de que as startups lidam com ambientes extremamente incertos, com pouca informação e onde muitas vezes não está claro quem é o cliente (SCHERER et al. 2018).

      No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Startups, registra no estado de São Paulo um total de 3.325 startups, dedicadas a atuar diversos setores da economia (STARTUPBASE, 2019), as quais apresentam aspectos de inovação para atendimento de um mercado.

      Neste âmbito o 4º EPEP pretende discutir as Startups, Inovação e Engenharia de Produção, de modo a debater por meio de painéis, minicursos, visitas técnicas e workshops conceitos importantes para incentivar o empreendedorismo, a inovação, geração de novos produtos e serviços.

      Para isso o 4º EPEP trará pesquisadores nacionais, empreendedores, empresas aceleradoras que são reconhecidas em suas áreas de atuação para debater as startups e inovação e incentivar a geração de novos mercados em um público alvo com característica empreendedora, como é a formação do Engenheiro de Produção. Além das discussões nos painéis, o Encontro promoverá a divulgação de trabalhos científicos em nível de graduação e pós-graduação. A apresentação oral e pôster de trabalhos científicos é uma forma de promover o aprendizado do público por meio da troca de conhecimentos e apontamentos críticos dos trabalhos. 

bottom of page